Disputa sindical

As promessas das duas chapas que concorrem à direção do Sinprosm    

José Mauro Batista

Conquistar o piso nacional da categoria (R$ 1.149,40 para 20 horas semanais), debater o melhor plano de saúde para os docentes e lutar por concurso público na prefeitura são as principais propostas das duas chapas que disputam o comando do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). As eleições serão nos dias 11, 12 e 13 de setembro, das 8h às 22h.

A campanha vai até 8 de setembro e pretende atingir cerca de 2 mil professores sindicalizados e com direito a voto. As duas concorrentes, a Chapa 1- Mosaico, e a Chapa 2 – Renovação e Luta, apresentam-se como oposição à atual diretoria do Sinprosm.

Sartori não dá garantias de abertura do Regional no seu mandato

A busca por votos ocorre no corpo a corpo e nas redes sociais. As duas chapas têm fanpages no Facebook com as propostas e outras informações aos professores.

O mandato é de três anos, até outubro de 2020. A posse da diretoria eleita será no próximo dia 30 de outubro.

Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata

Da esquerda para a direita,  Juliana Moreira (Finanças), Martha Najar (Patrimônio) e Celma Pietzack (Formação Sindical e Comunicação), integrantes da Chapa Mosaico Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

As propostas  da Chapa 1 – Mosaico
– Defender o plano de carreira e a realização de concurso público
– Garantir o direito dos associados a usarem o salão social do sindicato sem a cobrança de taxas abusivas
– Horário ampliado de atendimento na sede do sindicato
– Realização do Seminário Educação em Foco e atividades culturais em anos alternados
– Aprimorar o jantar baile do Dia do Professor e manter e fortalecer o Chá dos Aposentados
– Incentivar a participação dos aposentados
– Lutar contra a reforma da Previdência e contra os efeitos da Reforma Trabalhista
– Avaliar a viabilidade de todas as opções de plano de saúde para a categoria decidir pelo melhor
– Mais informações em www.facebook.com/search/str/mosaico+sinprosm/keywords_search

O que a Chapa 1  pensa sobre...
 Greve 
"É um instrumento histórico e legítimo de luta dos trabalhadores. Por meio dela, muitos direitos foram adquiridos e mantidos. No entanto, é uma medida extrema que se torna uma opção quando as demais alternativas forem esgotadas." 

Piso 
"Propomos retomar a discussão sobre o piso dos professores buscando a correção da defasagem. Também precisamos buscar a garantia da carga horária para planejamento, especialmente para professores dos anos iniciais e Educação Infantil."

Previdência municipal 
"A defesa da Previdência é ampla e deve ocorrer em âmbito nacional. A reforma proposta é devastadora para o magistério colocando em risco a aposentadoria especial."

Governo Pozzobom 
"Os embates são naturais entre sindicato e qualquer governo. No âmbito municipal se faz necessário estar atento e defender principalmente o plano de carreira, que é uma conquista da categoria."


Da esquerda para direita, Paulo Merten, (Formação Sindical e Comunicação), Marcia Benaduce (Finanças) e Roberto Borges Lisboa (Patrimônio), integrantes da Chapa Renovação e Luta Foto: Charles Guerra / New Co

As propostas da Chapa 2 – Renovação e Luta

– Defesa de acesso de jovens e adultos à educação formal, garantindo-lhes a EJA
– Formação e qualificação permanentes por meio de cursos, plenárias e encontros
– Secretaria dos Aposentados atuante
– Valorização do espaço dos associados nas atividades recreativas, artísticas e culturais, garantindo espaços e recursos 
– Avaliação junto à categoria dos serviços do Sinprosm como atendimento jurídico, oficinas, e atendimento e recepção aos sindicalizados
– Busca de plano de saúde viável 
– Realização de concurso público, evitando contratos temporários, e ao mesmo tempo prevendo pessoal para viabilizar o planejamento e as reuniões pedagógicas
– Correção do auxílio-alimentação, congelado desde 2014
– Mais informações em www.facebook.com/Chapa-2-Renovação-e-Luta-200127493857371

O que a Chapa 2 pensa sobre...

Greve 
"É uma poderosa ferramenta de classe que ensina os trabalhadores a defender seus direitos. Deve ser usada contra qualquer governo ou patrão sempre que se esgotarem outros caminhos de negociação."

Piso 
"É fundamental para a valorização profissional e para a qualidade da educação básica. A rede municipal de educação de Santa Maria não cumpre essa lei e, portanto, não renumera adequadamente e nem garante o tempo de planejamento dos professores."

Previdência municipal 
"Não se pode responsabilizar e penalizar o aposentado que contribuiu durante toda a vida. O que de fato ameaça a Previdência é a dívida da prefeitura para com o instituto."

Governo Pozzobom 
"Definimos o atual governo como midiático, incapaz de criar canais concretos de comunicação com a população.  Os problemas da educação, da saúde do servidor e da infraestrutura da rede municipal de educação permanecem os mesmos."



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Linhas de ônibus que levam ao novo shopping terão alterações

Próximo

Royal Plaza Shopping apresenta projetos de expansão à prefeitura

Economia