Conquistar o piso nacional da categoria (R$ 1.149,40 para 20 horas semanais), debater o melhor plano de saúde para os docentes e lutar por concurso público na prefeitura são as principais propostas das duas chapas que disputam o comando do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). As eleições serão nos dias 11, 12 e 13 de setembro, das 8h às 22h.
A campanha vai até 8 de setembro e pretende atingir cerca de 2 mil professores sindicalizados e com direito a voto. As duas concorrentes, a Chapa 1- Mosaico, e a Chapa 2 – Renovação e Luta, apresentam-se como oposição à atual diretoria do Sinprosm.
Sartori não dá garantias de abertura do Regional no seu mandato
A busca por votos ocorre no corpo a corpo e nas redes sociais. As duas chapas têm fanpages no Facebook com as propostas e outras informações aos professores.
O mandato é de três anos, até outubro de 2020. A posse da diretoria eleita será no próximo dia 30 de outubro.
Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata

As propostas da Chapa 1 – Mosaico
– Defender o plano de carreira e a realização de concurso público
– Garantir o direito dos associados a usarem o salão social do sindicato sem a cobrança de taxas abusivas
– Horário ampliado de atendimento na sede do sindicato
– Realização do Seminário Educação em Foco e atividades culturais em anos alternados
– Aprimorar o jantar baile do Dia do Professor e manter e fortalecer o Chá dos Aposentados
– Incentivar a participação dos aposentados
– Lutar contra a reforma da Previdência e contra os efeitos da Reforma Trabalhista
– Avaliar a viabilidade de todas as opções de plano de saúde para a categoria decidir pelo melhor
– Mais informações em www.facebook.com/search/str/mosaico+sinprosm/keywords_search
O que a Chapa 1 pensa sobre...
Greve
"É um instrumento histórico e legítimo de luta dos trabalhadores. Por meio dela, muitos direitos foram adquiridos e mantidos. No entanto, é uma medida extrema que se torna uma opção quando as demais alternativas forem esgotadas."
Piso
"Propomos retomar a discussão sobre o piso dos professores buscando a correção da defasagem. Também precisamos buscar a garantia da carga horária para planejamento, especialmente para professores dos anos iniciais e Educação Infantil."
Previdência municipal
"A defesa da Previdência é ampla e deve ocorrer em âmbito nacional. A reforma proposta é devastadora para o magistério colocando em risco a aposentadoria especial."
Governo Pozzobom
"Os embates são naturais entre sindicato e qualquer governo. No âmbito municipal se faz necessário estar atento e defender principalmente o plano de carreira, que é uma conquista da categoria."

As propostas da Chapa 2 – Renovação e Luta
– Defesa de acesso de jovens e adultos à educação formal, garantindo-lhes a EJA
– Formação e qualificação permanentes por meio de cursos, plenárias e encontros
– Secretaria dos Aposentados atuante
– Valorização do espaço dos associados nas atividades recreativas, artísticas e culturais, garantindo espaços e recursos
– Avaliação junto à categoria dos serviços do Sinprosm como atendimento jurídico, oficinas, e atendimento e recepção aos sindicalizados
– Busca de plano de saúde viável
– Realização de concurso público, evitando contratos temporários, e ao mesmo tempo prevendo pessoal para viabilizar o planejamento e as reuniões pedagógicas
– Correção do auxílio-alimentação, congelado desde 2014
– Mais informações em www.facebook.com/Chapa-2-Renovação-e-Luta-200127493857371
O que a Chapa 2 pensa sobre...
Greve
"É uma poderosa ferramenta de classe que ensina os trabalhadores a defender seus direitos. Deve ser usada contra qualquer governo ou patrão sempre que se esgotarem outros caminhos de negociação."
Piso
"É fundamental para a valorização profissional e para a qualidade da educação básica. A rede municipal de educação de Santa Maria não cumpre essa lei e, portanto, não renumera adequadamente e nem garante o tempo de planejamento dos professores."
Previdência municipal
"Não se pode responsabilizar e penalizar o aposentado que contribuiu durante toda a vida. O que de fato ameaça a Previdência é a dívida da prefeitura para com o instituto."
Governo Pozzobom
"Definimos o atual governo como midiático, incapaz de criar canais concretos de comunicação com a população. Os problemas da educação, da saúde do servidor e da infraestrutura da rede municipal de educação permanecem os mesmos."